quarta-feira, novembro 06, 2002

Pensamentos

Por muito tempo não acreditei no poder que um simples olhar ou que um belo sorriso poderia ter sobre alguém.
Também, nenhum olhar sincero ou sorriso verdadeiro havia sido destinado a mim. Todos continham sentimentos bons como carinho e afeição, mas outros eram carregados do pior sentimento que alguém pode ser vítima: dó.
E assim foi por muito tempo.
Os relacionamentos iam e vinham, mas todos eram fadados ao fracasso, pois sempre faltava aquele olhar certeiro, aquele aperto de mão carinhoso e sincero. Ah, quase esqueci, o sorriso. Tão simples e rápido, mas que quando feito de bom grado é mais poderoso que ínfimas palavras. Quase sempre perdidas no tempo e apagadas por novas palavras.
Palavras são esquecidas, renovadas e remodeladas. Sorrisos e atos, por sua vez, são eternos e juntam-se a outras boas lembranças de tempos felizes. E isso nada consegue apagar ou substituir.
Eras podem passar, desastres podem acontecer e até as famosas águas de março podem tentar mudar isso, mas o esforço será em vão. Pois, como diria o sábio, alguma coisa acontece no meu coração, mas o motivo, sem dúvida, não é o belo cruzamento da Ipiranga com a São João.
Por anos a fio acreditei naquela velha história contada pelas vovós antes de você, pequenino, indefeso e ávido por informação, ir dormir: O amor é um só e se ele passou é melhor começar a se preocupar. Tempo tolo. Tolo pensamento. E tolos são aqueles que acreditam em idéias que só levam ao sofrimento, à solidão e à tristeza.
Esse tempo negro pairava sobre o coração de um certo homem. E negras também eram suas esperanças para recuperar a alegria e a felicidade. Na hora mais desesperadora o inesperado, ou isso seria obra do infalível destino?, cumpriu sua divina tarefa. Um único e poderoso raio de luz atravessou todos esses problemas e um feliz e inesperado revés aconteceu.
Um rosto angelical, belo e que transmite uma paz inexplicável era o responsável por esse raio por tanto tempo aguardado.
Porém os riscos, dúvidas e anseios estão sempre presentes e cumprindo sua triste tarefa de colocar tudo em xeque. Que seria mais fácil pensar: Que o sonho acabou e é hora de viver ou que esse é apenas um novo, correto e definitivo começo? Sabemos bem que nada é definitivo, mas nada saberemos se não tentarmos. Dizem por aí que é tênue o limite entre o sucesso e o completo fracasso. Mas como uma pessoa muito especial me disse esses dias: o verdadeiro fracassado é aquele que teme, foge e, consequentemente, não vive.
Muitas dúvidas existem hoje, mas apenas uma certeza. Nosso coração tem uma função mais importante que a biológica. Ele nos diz o caminho certo nas horas nas quais a emoção é o mote e a felicidade é o objetivo. Amigos muito opinam. Amigos muito animam. E amigos muito desanimam, mas seu coração é implacável. Com ele sempre está a verdade e o que é melhor para cada um. Siga seu coração, pois seu destino não estaria em melhores mãos.
Alcançar a felicidade tem suas barreiras. Mágoa, tristeza e contratempos sempre rondam os que buscam esse nobre estado. Mas tenha certeza de que do outro lado também existem pessoas que deixam seus corações levarem seus sentimentos. Alguns deles devem sofrer demasiadamente uma falha, mas eles conhecem os riscos e com eles aprenderão.
Nenhuma conquista seria uma verdadeira conquista se os medos e riscos fossem inexistentes e quem entra nesse maravilhoso jogo dos sentimentos deve estar preparado para tudo. Inclusive a derrota. Mas os conscientes e determinados vão além e moldam a situação para o bem de todos.
A vitória inesperada e sofrida, porém, traz mais frutos que algo vazio e sem propósito. Disso não há dúvidas.

Nenhum comentário: