Fé 
Eu ia pegar a definição do aurélio, mas num sei se tem virtual e estou sem dicionário no momento. Mas creio que deva ser algo como: "acreditar, crer, aceitar a existência de algo". Essa, como todos sabem, é a base de toda religião que se preze. Pois bem, o que penso é que fundamental, realmente, que a fé realmente exista nas pessoas que se propõe a seguir uma linha religiosa, seja ela qual for. O problema, pois é, sempre tem o problema, é que essa fé, ultimamente, está completamente fora de foco pois as instituições em si perderam o foco espiritual da coisa e cessaram de se preocupar com a compreensão do mundo que possibilita a existência dessa fé. 
Depois de muita ponderação, uma idéia tornou-se tão clara e poderosa que a existência de qualquer fé se torna inviável e insustentável sem ela. Aí vai: "a compreensão e a aceitação da espiritualidade e da vida como dádiva divina e toda e qualquer forma de vida do planeta, seja ela vegetal ou animal, impede que a fé verdadeira exista". 
Pq digo isso. Pq, simplesmente, uma das premissas básicas para a fé cristã, por exemplo, é o ideal da igualdade perante Deus. Uma idéia magnífica, mas que não é praticada por ninguém que eu conheça - tá, acho que duas pessoas se salvam -, nem mesmo aqueles extremamentes devotos. Aliás, principalmente esses ficam cada vez mais longe dessa idéia. O que acontece é que a relação que se forma entre o fiel e o divino acaba podando toda e qualquer conscientização sobre a importância de outras entidades que não pessoas queridas e outros seres humanos. 
O ponto em questão é: como é possível que alguém realmente acredite e respeite uma poderosa força divina se não consegue nem respeitar as demais criações da mesma força que o criou? 
As pessoas esquecem-se da importância dos demais seres e plantas do mundo, das pessoas que já viveram muito antes da existência de conceitos religiosos e mesmo antes dos conceitos de sociedade que hoje diferem o homem das demais criaturas. É a bendita coisa de se achar num pedestal de superioridade em relação ao resto da vida. Pensamos e somos "superiores" num ponto? Sim, mas é uma diferença de espécies que não deve ser encarada necessariamente como dom divino, mas sim como evolução de um mundo complexo no qual todos tem sua função e seu tempo de vida para realizá-la, seja ela produzir oxigênio, seja ela plantar uma árvore. 
Será que estou conseguindo ser claro? Ainda estou tentando pensar como alguém pode dizer piamente que acredita em Deus e que segue os ensinamentos de Cristo se não respeita sequer a igualdade das criações de Deus. Algo me diz que a fé mais pura só pode ser atingida se a pessoa deixar de lado essa estreita relação crente-divino e passar a entender mais o que se passa à sua volta e a notar que a mais minúscula das plantas está no mesmo pé de igualdade perante Deus. 
Alguns de vcs vão indentificar idéias que a Emma transmitiu e tal, mas muita coisa aqui eu matutei sozinho, já que ando pensando muito no assunto. Não estou pregando vegetarianismo ou qualquer outra coisa radical como essa, já que como espécie dominante, estamos no topo da cadeia alimentar e isso é fato. Se a vaquinha tá lá e chegou a hora do abate, paciência, temos que continuar existindo, mas o ponto é entender que ela está cumprindo sua função no ciclo da vida - olha o Rei Leão aí gente!!! - e pronto. Notei isso conversando com minha mãe, lendo algumas coisas e vendo opinião de outras pessoas. Elas não se preocupam com a vida num todo, só com elas mesmas, com a própria salvação - no máximo com a salvação das pessoas mais próximas. Poxa, se o mundo é criação de Deus, tudo que aqui está OBRIGATORIAMENTE tem que ter a mesma importância!!!!! 
Mas, não sei se é falta de bolinha vermelha no estoque, ou se o povo não quer mesmo ter mais esse horizonte em seus pensamentos, o fato é que isso não acontece e a impressão que fica é que o que existe por aí é a disseminação de uma fé falsa que só serve aos propósitos pessoais do fiel e nada mais. Ah, vc aí, milady que não faz isso, é uma rara, e feliz, excessão! :)))) 
Bem... acho que tô ficando, mesmo, filosófico. heue 
Nenhum comentário:
Postar um comentário